Avaliação
O módulo Avaliação do Salescope BI gera um relatório de seus clientes, atribuindo a eles uma nota de 1 a 5 estrelas indicando a "importância" do cliente para sua empresa.
Essa avaliação é baseada em 3 fatores:
- Recência: Há quanto tempo o cliente fez sua última compra;
- Frequencia: De quanto em quanto tempo o cliente efetua uma nova compra;
- Valor: Valor médio de cada pedido do cliente.
A classificação RFV é muito utilizada por grandes empresas para classificar seus clientes, e é gerada de forma automática pelo Salescope BI.
Video
Conhecendo o módulo
Ao abrir o módulo Avaliação, você irá visualizar uma relação de todos os seus clientes classificados, como na imagem abaixo.
Este relatório possui apenas 5 colunas:
- Cliente: Nome do cliente;
- Avaliação Geral: Uma nota de 1 a 5 estrelas, indicando a importância do cliente para sua empresa;
- Atividade: Uma classificação da recência do cliente. Há quanto mais tempo o cliente fica sem comprar, menor essa nota. Clientes com compras recentes recebem 5 estrelas;
- Frequencia: A avaliação do cliente em relação à frequencia de compras. Clientes que compram sempre recebem notas maiores;
- Ticket médio:: Avaliação de acordo com o valor médio de compra de cada cliente.
O módulo Avaliação não segue o padrão de filtros do Salescope BI. Ao aplicar um filtro de cidade, por exemplo, você verá todos os clientes daquela cidade, porém a avaliação de cada cliente será gerada com base em todos os clientes da empresa.