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Meta

Metas de vendas são uma excelente forma de manter sua equipe motivada com um propósito, produtiva e ainda ajuda seu faturamento a ser mais constante e previsível.

O Salescope BI permite a você criar e acompanhar metas de vendas e abertura de clientes. Neste tutorial você irá descobrir como é simples criar uma nova meta.

Filtros

Você irá nota que o módulo Meta, ao contrário dos demais, não faz uso de filtros ou datas.

Vídeo

Criando uma nova meta

Abra o Salescope BI, e clique no módulo Metas.

Em seguida, clique no botão “Nova meta”.

Nova meta

O Salescope abrirá um passo-a-passo para você criar sua primeira meta.

Objetivo

Comece escolhendo o tipo de meta que deseja criar.

  • Valor de vendas: Determine um valor total em vendas a ser atingido;
  • Abertura de clientes: Defina uma quantidade de clientes a serem conquistados.

Objetivo

Período

Defina o período de vigência da meta, sendo:

  • Data de início: a partir de quando estará valendo a meta;
  • Data de conclusão: último dia para atingimento da meta.

Período da meta

Digite o período e clique em Avançar.

Visibilidade

Em seguida, o Salescope perguntará qual a visibilidade da nova meta, ou seja, quem poderá visualizá-la.

  • Todos os usuários: Toda a equipe terá acesso a essa meta.
  • Apenas eu: Caso queira que apenas você tenha acesso a essa meta.

Visibilidade da meta

Permissões de acesso

Usuários com restrições de acesso não podem visualizar metas globais, e podem criar apenas metas particulares.

Selecione a opção desejada e clique em Avançar.

Segmentação

Caso você esteja criando uma meta de valores, você poderá optar por criar uma meta única para toda a empresa, ou segmentá-la por algum fitro.

Segmentação da meta

Se você selecionar a opção Por filtro, será encaminhado para uma tela onde você poderá definir o filtro que será usado para segmentar a meta. Por exemplo, para repartir a meta da empresa entre os representantes, basta selecionar o filtro Representante.

Segmentação da meta por filtro

Valores

E chegamos na principal etapa: definir o valor da meta. O valor é exibido de formas únicas dependendo do tipo de meta que você está criando.

Valor da meta

Digite um valor desejado e clique novamente em Avançar.

Nome da meta

Por fim, vamos dar um nome à nossa meta, para que lembremos seu objetivo quando a virmos de novo.

O Salescope BI permite que você crie múltiplas metas, então nomear sua meta é uma forma de identificá-la posteriormente.

Nome da meta

Digite um nome para a sua meta, clique em Criar meta e pronto!

Meta criada com sucesso

Acompanhando as metas

Após criar uma meta de vendas, o Salescope BI passa a exibi-la no dashboard de metas.

Dashboard de metas em andamento

A visualização da meta é exibida em um painel que reúne todas as informações para um acompanhamento prático e preciso. Vamos entender por partes.

Identificação

No topo de cada meta você vê o nome da meta, acompanhado pelo tipo (meta de Vendas ou de Abertura de Clientes). No canto superior direito, você pode passar o mouse sobre o "i" azul para obter mais informações da meta.

Identificação da meta

Progresso

Abaixo da identificação, temos o progresso da meta.

Progresso da meta

O progresso é identificado por duas barras.

  • Barra superior: Percentual de atingimento da meta. Quando você estiver com uma performance acima da média para o atingimento da meta, a barra ficará verde, caso contrário, estará vermelha. Quando a barra se enche, significa que a meta foi atingida.
  • Barra inferior: Percentual do tempo percorrido. Quando a barra cinza se enche, significa que o tempo para bater a meta esgotou.
Metas com filtros

Em metas segmentadas, a visualização não exibe o total da meta, mas sim a quantidade de itens que atingiram suas próprias metas.

Meta com filtro

Gráfico de acompanhamento

Por fim, para cada meta temos um gráfico de acompanhamento, composto por três linhas:

Gráfico de acompanhamento

  • Azul: Total realizado. Em metas de vendas, exibe o valor total de vendas. Em metas de clientes, exibe a quantidade de clientes abertos;
  • Laranja: Total esperado para o atingimento da meta no futuro. Mantenha a linha azul acima da laranja para garantir o atingimento da meta no futuro;
  • Verde: Meta definida. Você atingirá sua meta quando a linha azul ultrapassar a verde.
Metas com filtros

Em metas segmentadas, ao invés do gráfico, será exibido um relatório com o atingimento individual de cada filtro.

Meta com filtro

Visualização compacta

Caso você crie muitas metas, pode ser interessante ativar a visualização compacta, uma opção que exibe mais metas ao mesmo tempo na tela.

Para isso, basta selecionar a opção Compacta na parte superior do módulo.

Visualização compacta

Tela cheia

No módulo de visualização compacta, você pode clicar sobre quaquer meta para visualizar mais detalhes em tela cheia.

Visualização em tabela

Você também pode visualizar as metas em formato de tabela, exibindo ainda mais informações simultaneamente.

Visualização em tabela

Neste modo, as metas são exibidas em formato de relatório, permitindo filtrar e ordenar as colunas.

Ao clicar em uma linha, você tem acesso às opções de tela cheia e exclusão de meta, no lado superior direito da tela.

Visualização em tabela