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Preenchendo o arquivo

Chegamos na principal etapa da implantação do Salescope: preencher o arquivo de integração corretamente com as vendas de sua empresa.

Até aqui, você já deve ter escolhido o formato de integração e criado um arquivo em branco. Agora, iremos preenchê-lo com as informações de vendas de sua empresa.

Visão geral

Se você optou por criar uma query sql para a integração, a mesma deverá gerar uma saída com linhas e colunas com informações de vendas. Se você optou por um arquivo CSV ou Excel, o próprio arquivo já contém as informações de vendas.

Em ambos os casos, cada linha de sua saída deve conter as informações de um item de venda.

Por exemplo, se um determinado pedido de venda contiver 3 produtos, você deverá inserir 3 linhas em seu arquivo de integração referentes a esse pedido, um para cada produto. Repare que é isso que ocorre no pedido 113 da imagem a seguir:

Layout do arquivo de integração

Note que as informações gerais do pedido (número, data, cliente, etc.) são repetidas em todas as linhas do pedido, uma vez para cada produto vendido.

Cada coluna contém uma informação do pedido, cliente ou produto, e as colunas podem ser exportadas em qualquer ordem.

Layout

Seu arquivo de integração pode conter até 54 colunas, dentre elas informações de pedido, produto ou cliente.

Algumas colunas são obrigatórias, como número do pedido, nome do produto vendido ou nome do cliente. Algumas outras são opcionais, como rentabilidade do pedido, marca do produto ou CEP do cliente.

Comece pelas obrigatórias

Você pode criar um arquivo de integração inicial apenas com as colunas obrigatórias, validá-lo, e depois incrementar com mais informações.

Veja abaixo a relação completa de colunas de integração a seguir ou, se preferir, baixe o layout para consulta offline. O download possui as mesmas informações que o layout abaixo.

Download: Layout de dados Salescope

Colunas de Pedido

Informações gerais de cada venda, associadas ao cabeçalho de um pedido ou nota.

Informações de pedido

Essas são informações associadas a uma venda. Você não poderá enviar duas informações diferentes para a mesma venda.

TipoNomeTamanho máximoDescriçãoExemplo
ObrigatórioNF50Número da NF (ou pedido)"4230"
ObrigatórioDia2Dia de emissão da nota ou pedido18
ObrigatórioMês2Mês de emissão da nota ou pedido01
ObrigatórioAno4Ano de emissão da nota ou pedido2022
RecomendadoFilial50Filial emissora do pedido ou nota"Matriz"
RecomendadoRepresentante50Representante ou vendedor atrelado ao pedido"Frederico"
AdicionalRegião50Região ou área de vendas"Nordeste"
AdicionalGerente50Gerente, coordenador ou equipe de representantes"Felipe"
AdicionalCanal50Canal de distribuição do pedido"Atacado"
AdicionalSegmento50Segmento de mercado"Moda e vestuário"
Adicional6 campos de texto50Até 6 campos de texto adicionais do pedido, como Status, Responsável, Transportadora, dentre outros"Em aberto"

Colunas de Item de Pedido

São informações de cada item dentro de cada pedido ou nota.

TipoNomeTamanho máximoDescriçãoExemplo
ObrigatórioValorNuméricoValor total do item (já multiplicado pela quantidade)2490,90
ObrigatórioQuantidadeNuméricoQuantidade tota do item no pedido15
RecomendadoRentabilidadeNuméricoRentabilidade total do item (já multiplicada pela quantidade) (*1)1380,18
AdicionalQuilosNuméricoTotal de quilos do item do pedido18,2
AdicionalLitrosNuméricoTotal de litros do item do pedido11,89
AdicionalMetrosNuméricoTotal de metros do item do pedido12,90
Adicional5 campos monetáriosNuméricoAté 5 campos monetários adicionais, como Desconto, Comissão, Impostos etc.15,99

Colunas de Clientes

Informações relacionadas a um cliente.

Informações de cliente

Essas são informações associadas a um cliente. Você não poderá enviar duas informações diferentes para o mesmo cliente.

TipoNomeTamanho máximoDescriçãoExemplo
ObrigatórioCliente100Nome fantasia ou razão social para identificação do cliente"Brinquedos Criança Ltda"
ObrigatórioEstado2Estado do cliente"SP"
ObrigatórioCidade50Cidade do cliente"São Paulo"
ObrigatórioCNPJ18Envie no formato padrão, com os pontos, barra e traços. Caso não possua um CNPJ, envie um código identificador único por cliente."06.635.914/0001-05"
ObrigatórioEndereço150Endereço utilizado para geolocalização, envie informações completas de nome de rua, número e bairro para localizações mais precisas."Avenida Paulista, 223, apartamento 1290, Bela Vista."
RecomendadoCEP9CEP do cliente"01243-001"
RecomendadoTelefone100Um ou mais telefones de contato do cliente"11 2222-3333"
RecomendadoEmail100Um ou mais emails de contato do cliente"contato@empresa.com.br"
AdicionalObservações500Observações adicionais livres em um grande campo de até 500 caracteres. Este campo não poderá ser utilizado como filtro."Cliente desde 2003, possui direito à tabela de descontos especiais"
Adicional5 campos de texto50Até 5 campos de texto adicionais de cliente, como "Tipo de Cliente", "Categoria", "Status financeiro" etc."Cliente VIP"

Colunas de Produtos

Informações relacionadas a um produto.

Informações de produto

Essas são informações associadas a um produto. Você não poderá enviar duas informações diferentes para o mesmo produto.

TipoNomeTamanho máximoDescriçãoExemplo
ObrigatórioNome50Nome, código, ou nome + código do produto15234 - Bola de Plástico Laranja
AdicionalMarca50Marca do produtoFutebas
AdicionalLinha50Linha de produtoInfantil
AdicionalGrupo50Grupo de produtoBola
AdicionalSubgrupo50Subgrupo de produtoBola de praia
Adicional5 campos de texto50Até 5 campos de texto adicionais de produto, como "Cor", "Categoria", "Código de barras", "Fabricante" ou outro"Cor Laranja"

Modelo de exemplo

Nós disponilizamos para você um exemplo de arquivo de integração para compará-lo à sua saída ou preenchê-lo manualmente e testar a integração.

Download do modelo de exemplo: Modelo de exemplo