O que é o arquivo de integração
O sistema de sua empresa (ERP) utiliza um banco de dados próprio. O Salescope utiliza um banco de dados próprio também.
Para que ambos os bancos se comuniquem, você deve criar um arquivo intermediário. Esse arquivo é conhecido como arquivo de integração.
O arquivo de integração pode ser uma query de consulta ao banco de dados de sua empresa, uma planilha Excel com as vendas ou um arquivo CSV, e deve seguir alguns padrões para que o Integrador consiga entendê-lo. Veremos esses padrões mais adiante.
Como funciona
Cada sistema ERP do mercado trabalha com um banco de dados em formato próprio, o qual ainda pode ser customizado para atender às necessidades e especifidades de seus clientes. Essa combinação gera uma quantidade infinita cenários de integração.
O Salescope consegue ler suas vendas pois utiliza a abordagem de arquivo de dados intermediário. Este arquivo é criado pela sua TI seguindo algumas convenções, e então é submetido ao Salescope Integrador, que se encarrega de criar um banco de dados compatível com o Salescope BI.
Como o arquivo de integração possui uma série de regras bem definidas, o Integrador não precisa conhecer a estrutura do banco de dados de sua empresa, mas apenas ter acesso a esse arquivo intermediário.
O papel de sua equipe de TI será de criar esse arquivo de integração. Uma vez criado o arquivo e configurado no Integrador, o Salescope passa a ser atualizado de forma automática.