Visão Geral da Atividade
O módulo Visão Geral da Atividade consiste em um dashboard com diversos indicadores e gráficos que resumem a saúde de sua carteira de clientes.
Este módulo permite que você tenha uma noção geral da sua carteira de clientes, com indicadores como:
- Quantidade total de clientes;
- Clientes novos e perdidos;
- Churn rate mensal (taxa de perda);
- E outros.
Neste artigo vamos explorar todas as informações deste módulo.
Composição da carteira
A primeira parte do módulo exibe a posição de sua carteira de clientes no último dia selecionado.
Atividade de clientes
Os primeiros quadros em cores mostram a quantidade de cliente em cada status, seguidos por um gráfico com as mesmas informações.
Taxa de ativação
Abaixo temos a taxa de ativação, que representa o percentual de sua carteira de clientes que permanece comprando. Isso contempla os usuários ativos, novos, recuperados e quase inativos, ou seja, todos aqueles que não têm o status de inativo.
Por exemplo, imagine uma empresa que já vendeu para 100 clientes ao longo de sua história. Desses, 80 continuam comprando hoje em dia. Nesse caso, a taxa de ativação é de 80%, ou seja, de toda a carteira adquirida, 80% de clientes permanecem comprando.
Totais do dia
À direita da taxa de ativação temos um resumo das demais quantidade no dia, como o total de clientes, a quantidade de clientes ativados e outros indicadores.
- Clientes na carteira: Quantidade total de clientes que já fizeram ao menos uma compra;
- Clientes ativados: Clientes que não estão inativos, ou seja, realizaram ao menos uma compra recente;
- Média última compra: Há quanto tempo, em média, cada cliente está sem comprar;
- Tempo de vidade de cliente: Quantos dias se passam, em média, entre a primeira e última compra de cada cliente;
- LTV de cliente: Quantos reais, em média, cada cliente gasta ao longo de seu tempo de vida.
Você pode ver mais informações sobre qualquer indicador passando o mouse sobre ele. Muitos também permitem que você clique para detalhar a informação visualizada.
Histórico de atividade
Abaixo da composição do dia, temos o Histórico de Atividade no período selecionado.
O histórico possui informações relevantes como a movimentação de clientes na carteira durante seu histórico de vendas.
Churn rate mensal
Churn Rate é a taxa de perda de clientes, ou seja, o percentual de clientes que deixam de comprar ao longo do tempo. Quanto menor esse índice, menor a perda de clientes.
O Salescope BI calcula a média de clientes perdidos mensalmente. Em um mês que você tenha 100 clientes ativados, por exemplo, e nesse mesmo mês 5 deixem de comprar, a taxa de churn mensal será de 5%.
Movimentação média por mês
É a média mensal de abertura, perda e recuperação de clientes no perído.
Saldo no período
É quantidade de aberturas e perdas de clientes no período selecionado.
Por exemplo, se você restringir suas vendas ao período do ano 2021, o Salescope irá identificar quantos clientes foram abertos esse ano, e quantos foram perdidos.
Como esses indicadores são de saldo, se um cliente é perdido no meio de 2021, porém depois volta a comprar dentro do mesmo ano, ele não contará como perdido nessa listagem.
Saldo de clientes ativados
Gráfico mensal de clientes conquistados x perdidos.
Para cada mês, são somados os clientes abertos e recuperados, e subtraídos os clientes pedidos. Assim, você sabe se sua carteira de clientes ativados está crescendo ou diminuindo.
Abertura de cliente por mês
Um gráfico de clientes abertos por mês, ou seja, que realizaram sua primeira compra.
Clientes perdidos por mês
Gráfico de clientes perdidos por mês, ou seja, que naquele mês completou um total de dias sem comprar suficientes para o considerar inativo.
Clientes recuperados por mês
Um gráfico de clientes recuperados por mês, ou seja, que naquele mês realizou uma compra que o tirou da inatividade.