Clientes abertos
O módulo Abertura de Clientes lhe permite acompanhar a quantidade de novos clientes conquistados, detalhando a abertura por representantes, região gerente ou qualquer outro elemento.
Você conseguirá identificar os representantes que mais trazem novos clientes, quais regiões estão em crescimento de carteira, entre muitos outros insights.
Esse módulo possui dois relatórios:
Na parte superior, você encontra a quantidade de clientes totais abertos por cada elemento, como por exemplo, Representante.
Ao clicar em um item no relatório, se abre um segundo relatório abaixo detalhando os clientes abertos por esse elemento.
Fidelização
Você notará que, além da quantidade de clientes abertos, esse módulo conta com a informação Fidelização.
Fidelização é o tempo mínimo necessário que um cliente deve comprar para ser considerado fidelizado.
Na parte superior da tela você seleciona a quantidade de meses necessária para fidelizar um cliente. Quanto maior o número de meses, mais difícil de se fidelizar.
Para que serve a fidelização
Esse índice é útil para avaliar a qualidade das aberturas. Imagine, por exemplo, que você possua um representante que abre, em média, o dobro de clientes dos demais vendedores. Porém, essas aberturas não têm qualidade, e no geral os clientes abertos por esse representante não compram novamente. Você pode utilizar a taxa de fidelização dele para identificar esse problema.
Um cliente fidelizado pode também ser um cliente inativo. Isso porque a fidelização, uma vez ocorrida, é considerada para sempre. Se um cliente foi fidelizado há 10 anos atrás, ele sempre será considerado como fidelizado, mesmo que não compre há 5 anos. Já a atividade de compra se refere ao tempo atual.
Tipos de fidelização
Clientes podem ser categorizados com 3 tipos de fidelização pelo Salescope: Fidelizado, Não fidelizado e Recente.
Imagine, por exemplo, que você configurou o Salescope para fidelizar todo cliente com mais de 6 meses de compras. Nesse caso, você iria considerar:
- Fidelizados: Clientes em que o tempo decorrente entre a primeira e última compra passa de 6 meses; Por exemplo, um cliente aberto em janeiro de 2020 e que comprou até outubro de 2020 é considerado fidelizado, pois comprou por mais de 6 meses;
- Não fidelizados: Clientes em que o tempo decorrente entre a primeira e última compra não passa de 6 meses; Por exemplo, um cliente aberto em janeiro de 2020 e que comprou até março de 2020 é considerado não fidelizado, pois comprou por menos de 6 meses;
- Recentes: Clientes que fizeram suas primeiras compras há menos de 6 meses e, portanto, não podem ser considerados fidelizados ou não fidelizados;